A professora Dilsa Mondardo, Consultora Pedagógica da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), foi uma das painelistas do primeiro dia do Curso de Formação para Gestores de Escolas Judiciais do Trabalho, promovido pela Enamat.
Com o tema: A Formação dos Magistrados: um modelo de educação profissional em construção, Dilsa chamou atenção para a importância do projeto pedagógico das Escolas e destacou os macrodesafios do Poder Judiciário, citando a efetividade da prestação jurisdicional no perÃodo entre 2015 e 2020.
Ela destacou que uma jurisdição mais acessÃvel e a desjudicialização são partes do cenário desejado nesse sistema de formação e citou a importância do papel do bom professor nesse processo.
Segundo a professora, deve haver um realinhamento no processo pedagógico que seja de todos e atenda a todos, com organização das atividades formativas de forma descentralizada, democrática e com oportunidades de reflexão e troca de experiências.
Ela finalizou seu painel falando da importância dos princÃpios da formação, como a sistematicidade e a progressividade da aquisição e aplicação pratica dos saberes da formação no exercÃcio profissional, que já estão integrados no projeto polÃtico-pedagógico da ENAMAT, e servem de referência para as demais Escolas. Ela propôs um diagnóstico da realidade contemporânea no mundo do trabalho e no mundo da vida, uma visão de Judiciário de futuro e os principais caminhos para atingir esse objetivo, como discussões que devem nortear as ações das Escolas.
Waleska Maux