O Subsecretário de Programação, Orçamento e Finanças do Conselho da Justiça Federal, Marcelo Barros Marques, ministrou aula na tarde do dia 09 de junho, no auditório da Enamat, sobre gestão orçamentária, abordando a Lei de Responsabilidade Fiscal e trâmites orçamentários e execução financeira na JT.

O expositor, originário dos quadros da Justiça do Trabalho e com larga experiência na temática,  falou sobre os principais aspectos da execução do orçamento no âmbito dos Tribunais e alertou para o ciclo vicioso do endividamento. Nesse aspecto, apontou onde se concentram os gastos discricionários e apresentou gráficos referentes ao controle de gastos da JT e como isso impacta o orçamento dos Tribunais.

Em seguida, a jornalista Patrícia Resende, coordenadora de Rádio e TV do TST, falou sobre a imagem da instituição perante a sociedade. A profissional, com experiência tanto na iniciativa privada como no serviço público, destacou o papel das assessorias de comunicação nos Tribunais e a importância do site institucional, que, segundo ela, é a vitrine da instituição, como elementos essenciais do relacionamento com o cidadão.

Patrícia também deu orientações práticas importantes de como os Desembargadores que dirigem os Tribunais devem se relacionar com a mídia, com dicas sobre conceder entrevistas em vários meios, a atuação multimídia dos Tribunais e a importância das redes sociais e do rádio na comunicação corporativa.

Waleska Maux

site

site2

Fotos: Aldo Dias