Diretores e coordenadores pedagógicos das escolas judiciais e da magistratura do Brasil se reuniram esta semana em Vitória (ES) no Colóquio Educação Judicial um agente de liderança e mudança. O evento foi promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que é o órgão oficial de treinamento de juÃzes de direito e juÃzes federais brasileiros, em parceria com a Escola da Magistratura do EspÃrito Santo (EMES).
O Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), Ministro Renato de Lacerda Paiva, foi representado pelo Juiz Giovanni Olsson, assessor da direção e coordenador dos cursos de formação da Escola.
O encontro teve como instrutor o professor Livingston Armytage, diretor do Centro de Estudos Judiciais de Sydney, na Austrália, que apresentou um panorama global da educação que é oferecida aos magistrados e destacou que o juiz tem o tradicional papel de protetor dos valores da sociedade e deve estar sempre atualizado para que possa cumprir sua função com competência.
De acordo com o juiz Giovanni Olsson, o Colóquio permitiu intensos debates sobre os desafios da formação judicial no Brasil e o mundo. Foram debatidos tópicos como a educação judicial no mundo, as questões e desafios para os formadores judiciais e a teoria da educação de adultos e sua aplicação aos magistrados.