No dia 27 de abril de 2015, o Conselho Consultivo da ENAMAT reuniu-se para analisar extensa pauta e debater as principais ações da gestão que se iniciou em 9 de abril de 2015.
Entre os temas, estavam a participação da ENAMAT na Conferência Internacional da International Organization of Judicial Training (IOJT), que ocorrerá no Brasil no fim de 2015, o orçamento da Escola Nacional para o exercÃcio de 2016 e o calendário de atividades.
Na ocasião, esteve presente em visita ao Conselho da ENAMAT o Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, Presidente do Comitê de Organização brasileiro da 7ª Conferência Internacional para a Formação e Capacitação do Judiciário, promovida pela IOJT. O representante brasileiro da entidade internacional conheceu a estrutura da Escola e formalizou o convite para a participação da ENAMAT nesse importante evento, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, em Pernambuco, em novembro de 2015. A IOJT é a mais importante entidade internacional de formação profissional de magistrados, sendo integrada por Escolas Judiciais de mais de 90 paÃses, da qual a ENAMAT é associada desde 2011.
O Conselho da ENAMAT é presidido pelo Diretor, Ministro Renato de Lacerda Paiva, e pelo Vice-Diretor, Ministro Emmanoel Pereira. Integram o Conselho Consultivo os Ministros Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, Dora Maria da Costa e Kátia Magalhães Arruda, os Desembargadores do Trabalho João Leite de Arruda Alencar (TRT da 19ª Região/AL) e Leila Aparecida Chevtchuk de Oliveira (TRT da 2ª Região/SP) e o Juiz Titular Giovanni Olsson (TRT da 12ª Região/SC), que também cumula a função de Juiz-Assessor da Direção. A composição do Conselho, conforme o Estatuto da ENAMAT (Resolução Administrativa nº 1.158/2006, atualizada pela Resolução Administrativa nº 1.362/2009), combina a participação de Ministros do Tribunal Superior do Trabalho e Magistrados de 1º e 2º Graus que sejam integrantes da Direção de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e que possuam experiência comprovada na área de formação de Magistrados do Trabalho.
O Conselho reúne-se periodicamente para tratar de diversos assuntos definidos nesse Estatuto, entre eles a análise do plano anual de atividades e proposta orçamentária, a celebração de convênios e questões pedagógicas, jurÃdicas e administrativas em geral da Escola Nacional, colaborando com a Direção.